Saúde coletiva
O presente artigo tem como objetivo levantar e apresentar informações sobre os impactos e resultados das certificações dos sistemas de gestão da qualidade com base nos requisitos da Norma ABNT NBR ISO 9001.
Atualmente observa-se que o cliente é o alvo mais importante das organizações, a principal meta é satisfazer ou até mesmo superar as expectativas dos consumidores, assim sendo, buscam constantemente a melhoria do seu sistema de gestão da qualidade. Esta visão tem levado as instituições a quebrarem seus paradigmas. Competitividade, eficiência, inovação, eficácia, são palavras conhecidas contemporaneamente face ao processo de globalização, estas são atualmente a busca constante das organizações, a fim de tornarem-se competitivas, reduzir custos, gerar lucros e aumentar a qualidade do produto ou serviço prestado. Contudo, cabe ressaltar a importância de uma gestão da qualidade eficaz, tais processos possibilitam o aprimoramento das empresas e posições de destaque frente ao mercado.
Os consumidores/clientes exigem cada vez mais produtos com a melhor qualidade, acarretando a busca constante pela qualidade e conformidade do produto, para tal, são necessários inúmeros processos, tais como: estabelecimento de ferramentas de gerenciamento, seguir uma ou mais normas de referência. Frente a esses fatos muitas empresas optam por seguir a normalização da ISO (International Organization for Standardization )
A ISO é uma organização não governamental internacional, com sede em Genebra, na Suíça, fundada em 1947, seu principal objetivo é promover o desenvolvimento de normas técnicas e a padronização de atividades correlacionadas (MARSHALL et al., 2006).
A NBR ISO 9000:2005 define a Gestão da Qualidade como: "Sistema de gestão para dirigir e controlar uma organização no que diz respeito à qualidade". Enfatizando este conceito, podem-se mencionar os sistemas de gestão da qualidade (SGQ), que são um agregado de regras que tem por finalidade orientar cada parte