Pesquisa cientifica
Filme dirigido por Joseph Sargent recebeu duas indicações ao Globo de Ouro, nas categorias de Melhor Mini-série/ Filme para TV e Melhor ator Ganhou três prêmios no Emmy, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Fotografia Mini-série / Filme e melhor Edição. Quase Deuses é parcialmente baseado no artigo jornalístico “Something the Lord Made”, escrito por Katie Mc Cabe e publicado no Washingtoian, feito para a TV americana. Elenco Alan Rickman (Alfred Blaloch), em fatos reais.
Neste filme é mostrado pelo autor como é importante, sonhar, fazer projetos idealizadores, e tudo isso faz a diferença na vida de um homem, até mesmo para que ele possa viver dignamente. O autor deixa clara a importância de que mesmo em meio às dificuldades e controvérsia que a vida proporciona esses sonhos, projetos idealizados não se devem deixar procrastinar e sim ser submetidos à perseverança e determinação.
O autor cita que a melhor forma de concretizar os objetivos é retroceder quando necessário e usar como escudo a humildade para retornar quando preciso for.
O filme é baseado em fatos reais, que conta a história de um jovem negro e pobre, porém sonhador, e através desta história mostra lições que devem ser tida como exemplo a ser seguidas como: força de vontade, estar no topo sem precisar tirar de alguém aquilo que se pode conseguir só. O objetivo do filme explicita pelo autor é mostrar que o desejo de vencer tem que ser maior que o preconceito e desprezo de outras pessoas.
COMENTÁRIO CRÍTICO
No desenrolar do filme o autor vem deixando de forma clara e objetiva, necessidades que o homem tem de satisfazer os desejos do seu coração, sonhando e objetivando realizações para o seu futuro, não importando o tempo e nem as conseqüências que virão ao seu favor ou contra. Ele aborda de forma prática quais são os métodos a ser usado para alcançar a realização dos sonhos aparentemente impossíveis, quando se acredita mesmo sem ter o apoio de muitas pessoas,