saude e segurança no trabalho
Mariana Lazzaretti Padilha
Paola Thais Favil
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
CASCAVEL
2010
Mariana Lazzaretti Padilha
Paola Thais Favil
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Trabalho apresentado como requisito parcial para a disciplina de Saúde e Segurança no Trabalho do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Dom Bosco.
Prof. Adroaldo
CASCAVEL
2010
INDICE
1. INTRODUÇÃO 4
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
2.1. Riscos de Acidentes 6
2.2. Riscos Ergonômicos 15
2.3. Riscos Físicos 16
2.4. Riscos Químicos 22
2.5. Riscos Biológicos 29
3. METODOLOGIA 34
4. Bibliografia 35
1. INTRODUÇÃO
Ao tratarmos das Normas Regulamentadoras da Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho, devemos encontrar o seu contexto legal e partindo daí exigir o seu cumprimento.
Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: (...)
“XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança”;
Partindo dessa ótica vemos que saúde, higiene e segurança, são elementos assegurados por direito, não é de cunho alternativo ou uma benevolência feita pelo empregador, mas é sua responsabilidade procurar reduzir os riscos nocivos nesses elementos.
1.1. Riscos de acidentes
Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc.
1.2. Riscos ergonômicos
Qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde. São exemplos de risco ergonômico: o levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho, etc.
1.3.