Saude e segurança no trabalho
Através da organização de átomos a nanotecnologia é ciência que possibilita a capacidade de criar objetos em diferentes “micro-escalas”, ou seja, na prática é a construção de um objeto átomo a átomo.
Tendo a importância de desenvolver grandes avanços nas seguintes áreas: nanoeletcrônica, tecnologiananomolecular, microscópios de resolução em nanoescala, conceitos biológicos, medicina e saúde, energia, indústria automóvel e tecnologia têxtil. As nanotecnologias estão se a desenvolver rapidamente, apresentando grande potencial, tanto para melhorar a qualidade da vida humana como para criar riqueza por meio de processos novos e sustentáveis, baseados no conhecimento. Estima-se que o mercado para os produtos nano-tecnológicos chegue em 1 trilhão de dólares em 2015.
Existem inúmeras aplicações relacionadas com a Nanotecnologia, atualmente estimasse que suas aplicações passem aproximadamente de 800 Produtos.
Positivamente os seus impactos seriam:
- Melhores capacidades sensoriais e cognitivas;
- Mudanças na assistência médica;
- Facilidade para a criatividade individual ou grupal;
- Métodos de comunicação efetivos e avanços nos métodos de ensino;
Ainda não se tem uma precisão exata sobre extensão dos danos a serem causados, mas podemos usar um exemplo caso ocorresse um descontrole nanotecnológico, a nanopoluição viria a ser um problema, pois constituiria em micro-objetos pairando sobre a atmosfera podendo invadir diversos tipos de organismos como o corpo humano.
Atualmente O governo federal vai investir R$ 440 milhões para fortalecer as ações na área de nanotecnologia até 2014. Conforme antecipado pela Agência Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou a Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia (IBN), um conjunto de medidas para criar, integrar e fortalecer as atividades do setor, com foco na inovação.
Uma das funções desta ciência é racionalizar o desconhecido, ou seja tornar mais