Saude e segurança do trabalho
SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO
PROFESSORA: WANESSA
RELATÓRIO DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR NA HOTELARIA
SÃO LUIS
2012
COMPONENTES:
CYBELLY SANTANA
EMERSON DANIEL
GLEYCIANE FRAZÃO
JENNYFER LEMOS
JOÃO GABRIEL
PHILIPE TAVARES
SÃO LUIS
2012
PESQUISA A CAMPO
A pesquisa a campo de Segurança e Saúde do trabalhador no meio hoteleiro foi realizado no dia 05/06/2012 (dia cinco do mês de junho do ano de dois mil e doze), durante o turno vespertino no Centro Histórico, na cidade de São Luís – Ma. As visitas foram feitas no Hotel (HOTEL CANTARIA), na Pousada (POUSADA PORTAS DA AMAZÔNIA) e no Restaurante (SENAC RESTAURANTE) a fim de obter informações sobre os Órgãos e Programas de Saúde do Trabalhador existentes na empresa.
A princípio a equipe visitou a Pousada Portas da Amazônia, onde obteve as seguintes informações: * 16 funcionários regidos por CLT; * Há treinamento básico de primeiros socorros; * Existência de CIPA; * Vistoria de EPI; * Vistoria do Corpo de Bombeiros; * Carga Horária de trabalho 12 x 36 (recepção), o restante 8 horas;
O Senac Restaurante é um filial da empresa de outros campos empresariais, neste caso o de alimentos. Há existência de: * 31 funcionários regidos por CLT; * SESMT na empresa pólo; * PCMSO com exames admissionais e periódicos (dependendo da função); * Não há utilização de EPI; * Na ocorrência de acidentes de trabalho, o funcionário é levado para o CIDS.
O Hotel Cantaria é de pequeno porte, mas possui: * 8 funcionários regidos por CLT; * Treinamento básico de primeiros socorros; * PCMSO com exames admissionais e periódicos; * Carga horária de 13 x 36 (revezamento de recepcionistas durante a noite)
Ao longo das entrevistas foi notado que mesmo não havendo todos os Órgãos ou Programas das Normas Regulamentadoras, as empresas estão aptas e prevenidas contra a ocorrência de acidentes de trabalho.
As leis trabalhistas regulamentas pela CLT, são um grande apoio