saude e doença
Não considero saúde e doença como estado e condições estáveis, mas, sim conceitos vitais em relação ao bem estar ou ausência do mesmo, considerando que existe constante avaliação e mudança que resultam na permanência da saúde e a evolução da queda de índice de doenças, podemos definir saúde com o bem estar físico mental e social de um indivíduo que tem acesso as condições econômicas e sociais benéfica ao seu bem estar. A doença por outro lado não pode ser compreendida por fatores fisiopatológicos, pois o que defini o estado da doença é o sofrimento a dor as sequelas que ela pode deixar diferenciando suas habilidades de atuar em sociedade.
04/05/2015
Determinantes Sociais
A princípio indicam como principais causa de doença a pobreza e vícios, as condições de vida e de trabalho de um indivíduo e de grupos de população estão relacionados com situação de saúde.
São os fatores sociais, e econômicos, culturais étnico-raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam na ocorrência de problemas de saúde.
Diante destas afirmações, fica claro que a habitação, educação, alimentação, renda ecossistema estável, recursos sustentáveis justiça social e equidade são determinantes para uma saúde de qualidade para o desenvolvimento da população mais saudável.
04/05/2015
Experiência do adoecimento
Apesar de sabermos que cada doença tem seus quadros clínicos semelhantes mais que, pode afetar pessoas diferentes de forma que cada indivíduo tenha seu eu de digerir a patologia que se instalou em seu organismo obtemos assim uma visão diferenciada de pessoa para pessoa. A saúde e silenciosa, geralmente percebida em sua magnitude quando adoecemos, levando a experiências únicas e muitas vezes irreversíveis como no caso de doenças crônicas, diante de cada relato diferenciado sobre a experiência do adoecer percebemos que a relação paciente medica influência muito na satisfação e o estado de saúde do paciente e a