saude publica
TÉCNICO EM ENFERMAGEM.
SAÚDE PÚBLICA
ARBOVIROSE
HISTÓRICO
O termo Arbovirose deriva da expressão inglesa Arthopod Borne Viruses, adotada em 1942 para designar grupos de infecções virais, cujo os agentes foram isolados de animais que tinham participação nos grupos de encefalites, como porcos e aves (gripe suína e gripe aviaria). Os arbovírus se multiplicam nos tecidos dos organismos dos artrópodes, que ficam infectados, tornando-se vetores depois de sugarem sangue dos hospedeiros. O período de desenvolvimento do arbovírus ocorre dentro do organismo do artrópode é chamado de "período de incubação extrínseco", e depois deste período o vírus pode ser transmitido a novos hospedeiros através da picada.
ARBOVIROSE
As arboviroses são um grupo de vírus transmitidos por artrópodes hematofaros.
Estas viroses pertencem ao grupo de famílias como: Togaviridae (encefalite equina), Flaviviridae (dengue e febre amarela).
CAUSAS
Estes vírus são transmitidos por carrapatos, mosquitos e outros insetos, ou por infecções virais, como o vírus da gripe aviaria transmitida pelo frango.
As infecções por arboviroses predominam em países tropicais.
PREVENÇÃO
A prevenção pode ser feita através de tratamentos químicos nos lugares onde tenham o maior foco dos hospedeiros do vírus. • Tratamento focal: Eliminação de larvas.
• Tratamento perifocal: Em pontos estratégicos de difícil acesso e por UBV (ultrabaixo volume ou“fumacê") para combater os focos.
• Melhoria no saneamento básico.
TRATAMENTO Não há tratamento especifico. A medicação é apenas sintomática com analgésicos e antitérmicos (paracetamol e dipirona).
SINAIS E SINTOMAS
Os sintomas das pessoas infectadas por um desses vírus são, febre, encefalite e hemorragias.
O vírus fica encubado por um período de 7 a 10 dias e normalmente só oque a pessoa apresenta é uma pequena dor de cabeça e febre, oque confunde os sintomas com uma gripe