saude publica
Oque é e como funciona em nosso país: Saúde Pública é a aplicação de conhecimentos, com o objetivo de organizar sistemas e serviços de saúde, controlando a incidência de doenças nas populações através de ações de vigilância e intervenções governamentais. Por outro lado como destaca Rosen a aplicação efetiva de tais princípios depende de elementos não-médicos principalmente de fatores econômicos e sociais.
Na saúde, um hospital é de interesse regional, porque atende pessoas das cidades ao entorno, principalmente das cidades menores que não tem o serviço no próprio município. No caso da saúde, há três níveis de atenção: o básico, o de média complexidade e o de alta complexidade, que são integrados pelo Sistema Único de Saúde.
História: Foi no primeiro governo de Rodrigues Alves (1902-1906) que houve a primeira medida sanitarista no país. O Rio de Janeiro não tinha nenhum saneamento básico e, assim, várias doenças graves como varíola, malária, febre amarela e até a peste bubônica espalhavam-se facilmente. O presidente então nomeou o médico Oswaldo Cruz para dar um jeito no problema. Numa ação policialesca, o sanitarista convocou 1.500 pessoas para ações que invadiam as casas, queimavam roupas e colchões. Sem nenhum tipo de ação educativa, a população foi ficando cada vez mais indignada. E o auge do conflito foi a instituição de uma vacinação anti-varíola causando a Revolta da Vacina. Oswaldo Cruz acabou afastado.
Sistema único de saúde: O Sistema Único de Saúde é um sistema de informação e de financiamento que separa o joio do trigo, os níveis de atenção e também manda a conta para cada ente federado. Enquanto lógica administrativa, conta com três elementos básicos: identificação, contabilização e repasses financeiros.
O SUS tem um grande numero de problemas. Muitos. Mas é um dos melhores sistemas de saúde pública do mundo, porque cobre praticamente qualquer problema de saúde e com recursos reduzidos, se comparado com outros países.