saude publica
A idéia da saúde com um caráter coletivopúblico-social tem sua base no século XVIII, na Europa, quando surge o conceito de polícia polícia sanitária sanitária.. É a primeira primeira vez que a higiene da população é considerada responsabilidade do Estado, que utiliza normas reguladoras de âmbito individual para fiscalizar o que é considerado, moralmente, como “boa saúde” (SCILIAR, 1987).
Psicologia clínica x saúde coletiva
• A Revolução Industrial apresenta no século seguinte, uma classe trabalhadora organizada e com maior participação política, que passa a integrar pautas relacionadas à saúde em suas reivindicações. Entre 1830 e 1880 surgem propostas propostas de compreensão compreensão da crise sanitária, sanitária, em que a participação política é a principal estratégia para transformação da realidade da saúde. Inicia se um movimento chamado Sanitarismo que tem como principal objetivo a expansão de atividades sanitárias destinadasaos pobres e excluídos da população.
Psicologia clínica x saúde coletiva
• No início do século XX o Relatório de Flexner reforça a separação entre individual e coletivo, privado e público, biológico e social, curativo preventivo. A partir desses conceitos são construídas as primeiras escolas de saúde pública. Em 1952, realiza-se nos Estados Unidos uma reunião de representantes das principais escolas de medicina medicina do continente, continente, na qual se discute discute a necessidade de intervenções prévias à doença. A noção de prevenção é redefinida e seu conceito é ampliado pela caracterização como primária, secundária e terciária (ALMEIDA FILHO, 1998).
O desenvolvimento econômico e social da década de sessenta possibilita o reconhecimento da saúde como direito e responsabilidade de todos. A intensa mobilização intelectual americana faz com que apareçam movimentos sociais nas comunidades urbanas e, juntamente com conjuntos de ações coletivas, centros comunitários são implantados. Esse