Saude epidemiologica
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
SAÚDE COLETIVA – ESTUDOS REGIONAIS
AULA 3
PROFESSOR: Jamerson Celio de Lima
1
1. ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS:
A palavra Epidemiologia vem do grego: epi = sobre, demos = população ou povo, logos = estudo, portanto em sua etimologia podemos conceituar como estudo do que ocorre em uma população.
Um conceito mais amplo e complexo define a epidemiologia como a ciência que estuda o processo saúde-doença na sociedade, analisando a distribuição populacional e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação da ações de saúde. (FILHO, ROUQUAYROL, 1992).
Ou seja, diferente do modelo clínico que estuda o processo saúde-doença individualmente, a epidemiologia se preocupa com o processo de ocorrência de doenças, mortes, outros agravos ou situações de risco à saúde na comunidade, ou em grupos desta comunidade, com o objetivo de propor estratégias que melhorem o nível de saúde das pessoas que a compõem.
Uma das primeiras ações para se conhecer como se dá o processo saúde-doença na comunidade é conhecendo o seu território.
2. TERRITÓRIO:
A palavra Território refere-se a uma área delimitada sob posse de uma pessoa ou um grupo de pessoas, ou de uma organização ou instituição.
Na perspectiva da saúde, a territorialização surge como uma estratégia ou instrumento, para a construção de um modelo assistencial voltado para a realidade social, planejando e promovendo uma gestão de serviços de saúde ofertados à população.
O território é um espaço em permanente construção, produto de uma dinâmica social onde se tensionam sujeitos sociais postos na arena política. (MENDES, 1993). Uma vez que as tensões são permanentes, o território nunca está acabado, mas ao