Quais seriam as características do sistema de saúde necessárias para responder as demandas decorrentes da transição demográfica e epidemiológica?
Portanto, apesar dos avanços observados na transição demográfica e epidemiológica, é importante que se realizem medidas de educação em saúde e estrutura em saneamento básico, visando uma maior diminuição dos índices de mortalidade por doenças infecciosas e parasitárias.
A redução de taxa de fecundidade é um grande avanço, visto que no Brasil tem-se uma preocupação principalmente com as adolescentes que ficam grávidas; além dos problemas biológicos que uma gestação precoce pode trazer, tem-se também um problema social. É importante manter a taxa de fecundidade sob controle principalmente nesse grupo, portanto os programas de planejamento familiar devem ser melhorados, com uma maior disponibilidade de recursos.
O aumento da expectativa de vida exige um maior investimento em pesquisa sobre cuidados com idosos, maior assistência - tanto oferecida, quanto programas de educação para cuidadores, investimento em ações de promoção de saúde que ofereçam exercícios físicos e orientações a respeito de uma dieta adequada, cuidados em diabetes, hipertensão, osteoporose - doenças prevalentes na terceira idade, programa de prevenção de quedas, entre outros.
Esse aumento aconteceu principalmente no sexo feminino. Pode-se oferecer especialmente a esse grupo a realização de ações preventivas de cânceres facilmente preveníveis e passíveis de diagnóstico precoce, como o câncer de colo de útero e o câncer de mama.
A diminuição mortalidade infantil devido a menos doenças da infância com resolução dependente da condição ambiental, higiene e alimentação é um grande avanço, mas não se deve deixar