Saude da mulher
A fisioterapia na saúde da mulher desenvolve trabalhos preventivos e reabilitadores nas áreas de oncologia mamária e ginecológica, climatério, gestação e pós-parto, dor pélvica crônica e uroginecologia (incontinência urinária e fecal, disfunções sexuais), visando melhoria nas condições físicas da mulher através de programas personalizados e especializados de acordo com suas necessidades.
Durante a gestação, uma das principais atuações dos fisioterapeutas está relacionada com as dores lombares, comum em mulheres grávidas. O fisioterapeuta se apresenta como um profissional da área da saúde capaz de contribuir com a melhora da qualidade de vida da gestante, amenizando suas queixas, através de um programa educativo e terapêutico. Os exercícios diminuem as chances de a mulher ter dores de alta intensidade durante a gestação, que limitam a execução das atividades diárias, além de contribuir para a melhora da autoestima da gestante e evitar o ganho excessivo de peso, comum na gravidez.
Após a cirurgia para a retirada de um câncer de mama, a mulher passa a ter uma nova realidade de seu esquema corporal devido alterações importantes que ocorreram em níveis anatômico, fisiológico e funcional. É baseada nessas alterações que a reabilitação física, através da fisioterapia, desempenha papel fundamental por apresentar um conjunto de possibilidades terapêuticas físicas suscetíveis intervindas desde a mais precoce recuperação funcional até a prevenção e tratamento de sequelas como dor, restrição de movimentos, diminuição de força muscular, aderência da cicatriz e linfedema.
Linfedema é o excesso de fluidos acumulado fora do vaso linfático que provoca inchaço e dor no membro afetado. A fisioterapia regride os transtornos do linfedema e evita que este aumente com o tempo, o que poderia gerar maior risco de infecções.
Climatério é a transição da mulher de meia-idade para a velhice, correspondendo um período de intensas modificações em nível