Saude coletiva
UNIDADE 2 - SAÚDE/DOENÇA
Objetivos de Aprendizagem:
Ao final destas unidades, você será capaz de:
• Analisar a história das políticas de saúde no Brasil e suas implicações para a atualidade.
• Desenvolver a capacidade de raciocínio e de consciência crítica sobre a saúde coletiva e os seus diversos determinantes.
• Identificar as bases teóricas que fundamentam a evolução do entendimento do processo saúde/doença no seu contexto biopsicossocial.
Nome: Marineide Lopes Fonseca Coelho
Curso: Enfermagem 3º período
_______________________________________________________________
NÃO SERÁ ACEITO QUALQUER TIPO DE CÓPIA DA INTERNET. A UTILIZAÇÃO INDEVIDA (SEM A CITAÇÃO OU A AUSÊNCIA DO CRÉDITO À PRODUÇÃO ALHEIA) ACARRETARÁ A ANULAÇÃO DA ATIVIDADE. OS EXERCÍCIOS DEVEM SER RESPONDIDOS COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS.
1. O conceito de epidemiologia segundo a Associação Internacional de Epidemiologia (IEA) é: “O estudo dos fatores que determinam a frequência e a distribuição das doenças nas coletividades humanas. Enquanto a clínica dedica-se ao estudo da doença no indivíduo, analisando caso a caso, a epidemiologia debruça-se sobre os problemas de saúde em grupos de pessoas, às vezes grupos pequenos, na maioria das vezes envolvendo populações numerosas.” (GUIA DE ESTUDOS, pg.12)
Com base no texto acima e no que foi debatido na aula presencial, responda: Quais são as medidas da epidemiologia necessárias para prevenção, controle e erradicação da hanseníase no estado de Rondônia? Escreva um texto de no máximo dez linhas. Um modo de prevenção é a vacina BCG nas pessoas que é portadora da hanseníase, estar atentos com os sinais e sintomas da doença. A equipe de saúde deve motivar as pessoas à importância do tratamento, para que os portadores da doença possam aceitar a sua cura para não transmitir a outras pessoas, apesar de que as campanhas educativas não estimulam muito, principalmente quando a