saude coleiva
A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.
2) Qual o ano que se deu início ao Programa Saúde da Família, e qual foi a proposta sugerida após a criação desse programa.
O Ministério da Saúde criou, em 1994, o Programa Saúde da Família (PSF). Seu principal propósito: reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto da família e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.
3) O programa Saúde da Família foi criado Ministério da Saúde com o objetivo de valorizar o que?
O programa Saúde da Família tenta valorizar:
• Territorialização;
• Vinculação com a população;
• Garantia de integridade na atenção;
• Trabalho em equipe com o enfoque interdisciplinar;
• Ênfase na promoção da saúde, com o fortalecimento das ações inter-setoriais;
• Estímulo à participação da comunidade.
4) Os movimentos sanitários e o Programa de Agente Comunitário de Saúde influenciaram na criação do Programa Saúde da Família? Justifique sua resposta.
O sucesso do Programa de Agentes de Saúde levou o MS em 1991, a criar o Programa de Agentes Comunitários de Saúde –PACS –que posteriormente matriciou o Programa Saúde da Família no Brasil, e que foi concebido, entre outras finalidades, para servir de elo entre a comunidade e os serviços de saúde. Pôde-se perceber que o PACS foi lançado com o objetivo de contribuir para o enfretamento dos alarmantes indicadores de mortalidade infantil e materna na região nordeste do Brasil. O