saude bucal
PARA A PREVENÇÃO DE CÁRIE DEVEMOS TER ACESSO A PRODUTOS FLUARADOS. A FLUARETAÇÃO DAS AGUAS DE ABASTECIMENTO PUBLICO E O EIXO NORTEADOR NA POLITICA NACIONAL DE SAUDE BUCAL.
A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAUDE E A ORGANIZAÇÃO PAN AMERICANA DE SAUDE RECOMENDAM A FLUARETAÇÃO DAS AGUAS COMO MEDIDAS PRIORITARIA PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DA CARIE DENTARIA.
A REDUÇÃO ESPERADA NO SURGIMENTO DE NOVAS CARIES É DA ORDEM DE 60% À IMPLANTAÇÃO DA FLUARETAÇÃO. A MANUTENÇÃO DO TEOR ADEQUADO DE FLUOR É NECESSARIA PARA A EFETIVIDADE DA MEDIDA.
AS AÇÕES EDUCATIVAS E PREVENTIVAS PODEM SER REALIZADAS COM GRUPOS POPULACIONAIS, ULTILIZANDO OS ESPAÇOS DAS UNIDADES DE SAUDE E ESPAÇO TAS COMO CRECHES, ESCOLAS, LOCAIS DE TRABALHOS E COMUNIDADES
AGRAVOS EM SAUDE BUCAL
DEVIDO A SUA PREVALENCIA E GRAVIDADE OS PRINCIPAIS AGRAVOS QUE ACOMETEM A SAUDE BUCAL SÃO: CARIE DENTARIA, DOENÇA PERIODENTAL, CANÇER DE BOCA, TRAUMATISMO DENTARIO, FLUORASE DENTARIO, EDENTULISMO E MA OCLUSÃO.
A CARIE DENTARIA É UMA MUTIFATORIAL OS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO SÃO:
FATORES CULTURAIS E SOCIOECONOMICO, FALTA DE ACESSO A FLUOR, DEFICIENCIA, CONTROLE DE PLACA BACTERIANA E CONSUMO EXCESSIVO E FREQUENTE DE AÇUCAR E XEROSTOMIA.
A DOENÇA PERIODENTAL É UMA DOENÇA INFECCIOSA, COM VARIOS NIVEIS PROGRESSÃO.
OS PROBLEMAS GENGIVAIS ALMENTA COM A IDADE.
O CANÇER DE BOCA É UMA DENOMINAÇÃO QUE INCLUI OS CANÇERES DE LABIOS E DE OUTROS LOCAIS DA CAVIDADE BUCAL.
O TRAUMATISMO BULCOMAXILAFACIAL
O FLUOROSE DENTARIO É UMA ANOMALIA DE DESENVOLVIMENTO DECORRENTE DE PROLONGADA DE FLUORETO NO PERIODO DE FORMAÇÃO DOS DENTES.