saude ambiental
Geografia
A sub-bacia do Rio das bicas compreende uma área de aproximadamente 13, 43 km² e dela fazem parte as seguintes localidades: Parque dos Nobres, Parque Pindorama, Bairro de Fátima, Filipinho, Parque Timbira, Coheb, Bom Jesus, parte do Coroadinho, Vila Maruim, Alto do São Francisco, Flor do Cintra, Morro do Zé Bombom, dentre outras adjacências.
Essa sub-bacia reúne em media uma população de 76.127 habitantes (IBGE,2000).
Possui 31% de sua área inserida no Parque Estadual do Bacanga que vem sofrendo fortes pressões devido ao alto índice de ocupação em seu entorno
Várias são as contradições sociais e ambientais presentes no espaço urbano da Sub-bacia do Rio das Bicas, principalmente nas áreas a margem direita do rio como Parque do Amazonas e Filipinho, na qual predomina-se uma boa infraestrutura e um bom aparato de equipamento urbano.
Entretanto nos bairros da margem esquerda como Parque dos Nobres e Coheb, a população em sua maioria é de baixa renda e baixo nível escolar , sofrem com problemas relacionados à baixa infraestrutura básica , além de problemáticas relacionadas ao meio ambiente e ecologia.
Coordenadas Geográficas
Localização geográfica: A sub-bacia do rio das Bicas, constituinte do sistema de drenagens do rio Bacanga, encontra-se situada no centro-oeste da Ilha do Maranhão e ao norte do Parque Estadual do Bacanga. Sendo demarcada pelas coordenadas 2° 3’ 25’’ e 2° 35’ 51’’ LS e 44° 14’ 13’’ e 44° 17’ 20’’ LnO.
Problemas sócio-ambientais
Vários foram os problemas sócio-ambientais os quais surgiram e se intensificaram nessa área, dentre eles podemos destacar: desmatamento da mata ciliar, aterramento e ocupação inadequada do mangue, inundações, poluição do ar, sonora e visual, acúmulo de resíduos sólidos e esgoto in natura lançados diretamente no leito do rio.
Dos problemas sociais pode-se destacar: violência, falta de segurança, saúde precária,