Os principais tipos de sociologia
Os principais tipos de sociologia
Os maiores teóricos da sociologia foram Émile Durkhein, Webere Karl Max. Esse estudo da sociedade hoje divide-se:
Sociologia politica: analisa as bases sociais do poder em todos os setores institucionais da sociedade, as implicações de caráter social de movimentos políticos e o desenvolvimento e funções do governo e do Estado.
Sociologia da religião: estuda a natureza do fenômeno social religioso como componente da estrutura das relações sociais.
Sociologia da arte: estuda as relações entre diversas manifestações artísticas e as características das sociedades em que elas ocorrem.
No Brasil, a chegada da sociologia deu-se basicamente por meio dos cursos de formação de professores.
Benjamin Constant (1836-1891),um dos maiores intelectuais e pensadores positivistas republicanos brasileiros.
Segundo Montesquieu(1689-1755) e com Rousseau(1712-1778).O primeiro tentou explicar as origens das instituições politicas e escreveu sobre a divisão de poderes do Estado; segundo, um enciclopedista inclusive, reelabora aspectos da organização social, os quais, mais tarde, serviriam de bases ideológicas para a revolução francesa.
Outros dois pensadores que tiveram influência na área da sociologia foram Karl Max (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1903).
Segundo ambos não tiveram a preocupação de se denominarem sociológicos ou especialistas em qualquer outra área. O pensamento desenvolvido por Karl Max e Engels se preocupa em entender o modo de produção capitalista para que se pudesse fazer uma superação do mesmo.
Segundo Jean-Jacques Rousseau, a sociedade influenciava decisivamente o individuo: ” todo homem nasce bom e a sociedade o corrompe”. Sabemos também que o individuo influência o meio ambiente, ás vezes, até o destrói em beneficio próprio. A sociologia moderna orienta-se sobre todos os agentes sociais que provocam profundas modificações na sociedade, o sociólogo não pode perder de vista a noção de