sarcofagos
Um sarcófago é uma urna funerária, geralmente de pedra, colocada sobre o solo - embora alguns sarcófagos fossem enterrados. No Antigo Egito, se o morto fosse de classe alta, o corpo era geralmente mumificado e depositado nesse tipo de urna.
De grande importância nos sarcófagos são os desenhos, que em diferentes ocasiões representavam deuses que ajudariam o morto em sua viagem ao outro mundo, além de expor a classe social da família do falecido. Das várias representações dos sarcófagos, destaca-se o culto ao deus Rá, que acompanharia dia e noite a viagem do morto em seu barco sagrado. O fato de o Sol nascer todas as manhãs simbolizava Rá vencendo os perigos do mundo subterrâneo, seguindo seu ciclo, junto ao morto. Uma outra representação muito encontrada é sobre a grande batalha entre Osíris e seu irmão Seth, que teria vencido Osíris e espalhado seus restos por todo Egito.
Havia trechos diversos, como a viagem de barco sagrado, os filhos de Hórus, entre outros, retirados do Livro dos Mortos.
Com o passar dos tempos, houve uma evolução nos sarcófagos. Na I e na II dinastias egípcis, os sarcófagos eram feitos de madeira, possuíam formato retangular, com sua tampa com forma de abóbada. O corpo ficava encolhido e com o rosto virado para o oeste. O corpo era colocado com seus pertences no seu túmulo. Usavam-se chacais para tomar conta do túmulo, de modo que não fosse saqueado, pois havia objetos de ouro e prata na sala do sarcófago. Acreditava-se que o morto iria precisar de seu corpo e de seus pertences no outro mundo. Por isso eram deixadas no túmulo comidas, bebidas e