sarapo
Atualmente está havendo aumento da doença em crianças na fase pré-escolar.
São necessários altos níveis de imunidade da população para interromper a transmissão da virose. Ocorrem mais em crianças menores de 5 anos de idade e com mais de seis meses de idade. Relativa freqüência de ocorrência do sarampo em crianças vacinadas, esse insucesso da vacina pode estar relacionado ao manuseio inadequado da vacina, estocagem errada da vacina ou falhas primárias de vacinação. Agente etiológico Paramyxovírus; família Paramixoviridae; gênero Morbillivirus; espécie sarampo. É um vírus RNA com um diâmetro de 120 a 250 nanômetros.
Período de incubação Geralmente dura 10 dias (variando de 7 a 18 dias), desde a data da exposição até o aparecimento da febre, e cerca de 14 dias até o início do exantema.
Modo de transmissão É transmitido diretamente de pessoa a pessoa, através das secreções nasofaríngeas, expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Período de transmissibilidade É de 4 a 6 dias antes do aparecimento do exantema, até 4 dias após. O período de maior transmissibilidade ocorre 2 dias antes e 2 dias após o início do exantema. O vírus vacinal não é transmissível.