Estrutura de Dados
Prof. Anselmo
1) Explique o que você entende por memória. Cite dois exemplos de memórias na vida prática (evite usar exemplo de memória de computador).
R: A memória é um deposito onde é guardada a informação para ser usada quando necessário como por exemplo um cartão SD e um pen drive.
2) Descreva as funções de uma Unidade Central de Processamento.
R: Processamento e Controle, o processamento que realiza as operações logicas e aritméticas, a movimentação dos dados, os desvios e as operações de entrada e saída. O controle que busca, interpreta e controla as execuções das instruções e o controle dos componentes do computador.
3) Faça o mesmo para a memória de um computador.
R: A memória tem duas funções, guardar um elemento ou um grupo de elementos e realizar a recuperação desse elemento.
4) Para que servem os dispositivos de entrada e de saída de um computador? Cite alguns exemplos.
R: Os dispositivos de entrada e saída são utilizados para inserção ou obtenção de dados como por exemplo o teclado e o mouse que utilizamos como entrada para a inserção de dados, e o monitor e a impressora que utilizamos para a obtenção desses dados. 5) Conceitue o bit, o byte e a palavra.
R: O bit é a menor unidade de informação que pode ser armazenada e transmitida, podendo assumir apenas 0 e 1. O Byte é um dado integral da computação que usamos para especificar a quantidade de memória ou a capacidade de armazenamento e é composto por 8 bits e a palavra é a unidade natural usada para processar que tem o tamanho fixo.
6) Há duas maneiras básicas de se realizar transmissão/recepção de dados entre os periféricos/interfaces e UCP/MP, bem como entre dispositivos interconectados entre si, local ou remotamente, quais são?
R: Transmissão serial e Transmissão paralela.
7) Quais são os Métodos para efetuar operações de entrada/saída (UCP ler e escrever dados em um periférico específico).
R: Entrada e saída por programa, entrada e saída por interrupção e entrada