genetica
D) Não é necessária a utilização da PCR, pois as bandas já podem ser separadas através de eletroforese a partir de Gel de agarose. Os fragmentos separados no gel de agarose são transferidos para uma membrana de Nylon por capilaridade através do processo de “Southern Blot”, a ordem dos fragmentos separados por eletroforese é mantida na transferência. Há a hibridização dos fragmentos com sondas onde somente os fragmentos fixados na membrana que são homólogos ao DNA da sonda serão visualizados e posteriormente a hibridização com sondas, a membrana é exposta a filme de raio X, que é o processo de autorradiografia onde há a revelação das bandas que constituem os RFLP.
J) Uma região bastante bastante utilizada na Genética forense do pescado é o Gene Citocromo oxidase subunidade I (COI), que é um sistema de identificação molecular global para animais.
8)
a) Aplicação da PCR Multiplex para identificação de filés de surubim (Pseudoplatystoma fasciatum e família) no Sul e Sudeste do Brasil.
b) surubim Pseudoplatystoma fasciatum
C) O Pseudoplatystoma fasciatum vulgarmente conhecido como surubim é uma espécie que apresenta valor comercial e que possui um mercado consumidor que vem se expandindo ao longo dos últimos anos. São principalmente oriundos da pesca comercial e artesanal em rio e lagos. Essa grande procura provocou um declínio nos estoques naturais devido à sobrepesca xxxx acarretando no esforço de captura e consequentemente aumento em seu custo de produção.
O aumenta da demanda e a redução na oferta de surubim no território nacional impulsionou um aumento nas importações de países vizinhos e estimulou o acréscimo da capitutara de outras espécies de bagre na região norte como a gurijuba piramutaba, dourada e o filhote, que adentram o mercado das regiões Sul e Sudestes como “pintado do Norte”,