Sarandi
Início do povoamento- O atual bairro do Sarandi, a antiga Várzea de Gravataí, estava compreendido na sesmaria doada a Jerônimo de Ornelas e Menezes, que era considerado como o primeiro povoador oficial da zona.
Nos primórdios no século xix, a região do arroio Sarandi, estava ocupada por estâncias de criação de gado e chácaras.Em 1807, o governador do RS o barão de Bagé Paulo da Silva doou o município as áreas da Várzea do Gravataí. Em XX a região começou a ser povoada com mais intensidade, surgindo plantações de arroz, nas margens de Gravataí.
Surgimento do bairro
Após 1945, com a compra da área da Vila caiu do céu, pelo Grêmio Porto Alegrense , que pretendia construir seu estádio, o prefeito Ildo Meneghetti começou a sanear a zona, com finalidade de construir um bairro popular. Assim surgiu a atual vila Meneghetti (1952). Apartir de 1952 surgiu a vila Leão.
Evolução do bairro
As vilas populares são encontradas em todos os grandes centros urbanos, nelas se concentram populações do interior que buscam melhores condições de vida e de trabalho. Transferidos para esta área por uma necessidade de acomodação, a população passa a construir a primeira vila do bairro, a vila passo do Sarandi, atual vila Meneghettti em 1952. Neste mesmo ano surgem as vilas Leão, Elizabeth, parque residencial Sarandi, em 1954 a vila São Borja, em 1956 a vila Santo Agostinho, em 1957 a vila Santa Rosa e Parque Minuano.
O meio físico do bairro Sarandi
Superfície: Aproximadamente 70km²,20% da área de Porto Alegre
Origem do nome: o nome Sarandi, derivou-se possivelmente do nome do Arroio Sarandi.
Limites
Norte: munícipio de Cachoeirinha ( rio Gravataí)
Sul: Passo das pedras, Jardim Itú e Sabará
Leste: bairro Rubem Berta
Oeste: parque São Sebastião Vilas construídas do bairro Sarandi
Elizabeth;
São Borja;
Santo Agostinho;
Nosso senhor do bom fim;
Leão;
Barão do Caí;
Passo da Mangueira;
Parque Minuano;
Vila Meneghetti;
Parque