sarampo - epidemiologia
Agente etiológico.
Agente Etiológico é o vírus do Sarampo, pertence ao gênero morbillivirus e a família paramyxoviridae.
CAUSAS, INCIDÊNCIA E FATORES DE RISCO
A infecção é disseminada através do contato com os respingos do nariz, da boca ou da garganta de uma pessoa infectada. Espirros e tosse podem deixar gotículas contaminadas no ar.
Aqueles que já tiveram sarampo ou foram vacinados têm imunidade contra a doença. Antes das campanhas de vacinação, o sarampo era tão comum na infância que a maioria das pessoas pegava essa doença até atingir os 20 anos de idade. O número de casos, tanto no Canadá quanto nos Estados Unidos, caiu para praticamente zero nas últimas décadas. Entretanto, o índice voltou a aumentar recentemente.
Alguns pais não permitem que seus filhos sejam vacinados devido a medos infundados de que a vacina MMR, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, possa causar autismo. Estudos de grande porte realizados com milhares de crianças não encontraram uma ligação entre esta vacina e o autismo. A não vacinação das crianças pode levar a surtos de sarampo, caxumba e rubéola, todas doenças potencialmente sérias na infância.
SINTOMAS
Geralmente, os sintomas começam de 8 a 12 dias após a exposição ao vírus. Isso é chamado de período de incubação.
Os sintomas podem incluir:
Olhos vermelhos
Tosse
Febre
Sensibilidade à luz (fotofobia)
Dor muscular
Erupções
Geralmente, eles aparecem de 3 a 5 dias após os primeiros sinais da doença
Eles podem durar de 4 a 7 dias
Geralmente, eles começam na cabeça e se espalham para outras áreas, descendo pelo corpo
As erupções podem aparecer como áreas planas e descoloradas (máculas) e áreas salientes, sólidas e avermelhadas (pápulas) que se agrupam mais tarde.
Coceira
Olhos irritados e avermelhados
Coriza
Dor de garganta
Manchas brancas no interior da boca (manchas de Koplik)