EPIDEMIOLOGIA
A epidemiologia descritiva estuda a ocorrência e distribuição das doenças e agravos de acordo com as características ligadas a tempo, lugar e pessoa. A epidemiologia analítica estuda a associação entre os fatos observados e tem como objetivo conhecer as causas determinantes das doenças a agravos que afetam grupos populacionais.
VIGILANCIA EDIDEMIOLOGICA é o conjunto de atividades que proporcionam a informação para conhecer, detectar ou prever qualquer mudança que possa ocorrer nos fatores condicionantes do processo saúde-doença, com a finalidade de prevenção e controle das doenças.
Funções da vigilância:
-reunir a informação necessária e atualizada;
- processar, analisar e interpretar;
As funções se processam através das seguintes atividades: coleta de dados, notificação, investigação epidemiológica, investigação de caso, investigação de surto, analise dos dados.
DOENÇAS NOTIFICADAS OU DOENÇA DE NOTIFICAÇÃO são todas as doenças que devem ser informada para o sistema nacional de vigilância epidemiologia, toda ela tem origem viral ou bacteriana e são transmitidas para a população, lista de algumas doenças: tuberculose, sarampo, rubéola, caxumba, varíola, leptospirose, hepatite virais, tétano, raiva, dengue, sífilis, malária, poliomielite ente outras.
Exemplo: SARAMPO
A-DEFINIÇÃO DE CASO
1-Caso suspeito é aquele que apresenta exantema generalizado e febre alta, e acompanhado de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, coriza e conjuntivite.
2-Caso confirmado é aquele quadro clinico de sarampo, que atende um dos seguintes critérios: laboratorial ( que apresenta IgM positivo) ou clinico epidemiológico (que apresenta quadro clinico sugestivo de sarampo e teve contato intimo com um ou mais casos confirmados laboratorialmente, num período máximo de 21 dias.
B- INSTRUMENTOS