Sapatos finos
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
PABLO JOSÉ NICOLETTI OLIVEIRA
JONAS REIPS
ESTRATÉGIAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Ijui
2010
ESTRATÉGIAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Trabalho apresentado ao Curso (Bacharelado em Administração) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Administração de Produção].
Prof. Dirceu Casagrande Junior
Ijui
2010
INTRODUÇÃO
A responsabilidade empresarial em relação ao meio ambiente deixou de ser apenas uma postura diante das imposições para se transformar em atitudes voluntárias, superando as próprias expectativas da sociedade. Compreender essa mudança de paradigma é vital para a competitividade, pois o mercado está, a cada dia, mais aberto e competitivo, fazendo com que as empresas tenham que se preocupar com o controle dos impactos ambientais. Este cenário que, a princípio, parece colocar as organizações em xeque, no que diz respeito as suas relações com a natureza, deve ser encarado como uma oportunidade para que elas passem a implementar práticas sustentáveis de gerenciamento, não apenas como uma postura reativa a exigências legais ou pressões de grupos ambientalistas, mas sim com a intenção de obter vantagens competitivas. Os Sistemas de Gestão Ambiental vêm se tornando um grande aliado das organizações que buscam manter seus processos, aspectos e impacto ambiental sob controle.
DESENVOLVIMENTO
1) Descreva de modo sucinto, quais são as fases das chamadas ondas
ambientais – ambientalismo, descritas pelos autores.
A primeira onda iniciou com a publicação do livro, A primavera silenciosa, de Rachel Carson, em 1962, após essa publicação as pessoas começaram a interessar – se mais pela questão ambiental, assim como iniciou o surgimento de legislações ambientais mais rigorosas, pois antes disso era visto como geradora de