Sapateado americano
1 ORIGEM E UNIVERSALIDADE DO FENÔMENO RELIGIOSO
1.1 O que é Fenômeno Religioso?
Fenômeno: A palavra fenômeno é de origem grega e significa: o que se manifesta, o que aparece, aquilo que aparece. Por isso, fenômeno é tudo aquilo que aparece aos nossos sentidos. Tomado o termo nesse sentido, a fé não é fenômeno religioso, pois é uma convicção interna.
Religioso: O religioso é o conteúdo interior da alma humana que está por detrás dos fenômenos. É o “aquilo”, o conteúdo do que aparece. Por detrás da manifestação está um significado religioso (sentimento numinoso) que se expressa de forma simbólica. O caráter religioso dos fenômenos é um significado que remete ao mundo espiritual, para além de toda realidade material. A intencionalidade religiosa expressa a relação do homem com o Transcendente. O que na linguagem religiosa denominamos FÉ, é o que dá o caráter religioso aos fenômenos.
Etimologia: Re-Legere (re-ler): ler de novo ou reunir; Re-Ligare (re-ligar): ligar o homem a Deus; Re-Elegire (re-eleger): tornar a escolher.
1.2 Fenômeno religioso universal A Antropologia Cultural nos atesta o fato da universalidade do fenômeno religioso. Em todos os tempos, lugares e culturas encontramos manifestações religiosas. Dito de forma negativa: nenhum povo de qualquer época que se conheça deixou de ter, em suas expressões culturais, manifestações religiosas. Desde os povos pré-históricos têm-se dados da religiosidade humana: o fato de enterrar os mortos, orientar as sepulturas na direção do sol (leste-oeste), utensílios para a vida póstuma do defunto, pinturas nas cavernas revelam suas convicções religiosas. A passagem da pré-história para a história é marcada pela escrita. Os primeiros escritos são religiosos, como o Kirgamesch, texto escrito mais antigo que se conhece. O poema religioso sumério conta a lenda da árvore da ciência do bem e do mal, que volta a ser utilizada no texto bíblico da criação. Outro dado da