Biossegurança
Trabalho de Biossegurança
Professor: Robeilton
Componentes Edneusa Santos
Ana Carla Maia
Deise Santos
Priscila Coutinho
Érica Barbosa
Fernanda Fontes
Maria Carolina
Vitor Campos
Relatório Mapa de Risco:
No dia 25 de Março de 2013, realizamos uma pesquisa de cunho informativo, chamado Mapa de Risco, que é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho
O local visitado foi uma Farmácia.
Sendo encontrado dois tipos de riscos: Ergonômico e de Acidentes.
O ergonômico no nível médio e grande e o de acidente pequeno, médio e grande.
Risco Ergonômico médio - A postura dos atendentes do balcão.
Os atendentes ficam a maioria da jornada de trabalho de 8 hs em pé. Ao ficar de pé por longos períodos, a postura não é reta. As pessoas ficam cansadas, se esquecem da postura e entram em fadiga postural. A fadiga postural é perversa, pois não manda avisos.
Consequencias:
São dores musculares que às vezes de tanta constância são esquecidas, dor lombar lombares ou lombalgias e depois lesões da coluna. Para a saúde de seu trabalho, de sua atividade, as consequências vão desde erros, falta de atenção, perda de resposta imediata uma solicitação de emergência e assim por diante.
Medidas:
Durante o expediente de trabalho, movimentar os pés sempre que puder, fazendo movimentos circulares pés.
Preferir caminhar a ficar parado. A caminhada, mesmo que ela seja curta ou em círculos, evita que haja uma prensagem constante da sola dos pés pelo peso do corpo que acaba prejudicando bastante a circulação.
A empresa colocar medidas necessárias para que os funcionários possam ter horário para descanso.
Risco Ergonômico Grande - Postura inadequada, o trabalhador, as horas vão passando o desempenho cai e consequentemente a postura relaxa,