SAPATA - Edificações
SAPATA
Vitoria da Conquista – Bahia
2015
Grupo do assunto “ Sapata “
SAPATA
O assunto abordado nesse trabalho é sobre a fundação chamada “ sapata “ abordando as suas vantagens e desvantagens, aplicação e significado da mesma, com orientação do professor Adriano referente a disciplina ESF ( Estudos de Solos e Fundações ).
Vitoria da Conquista – Bahia
2015
Introdução
O texto apresenta o dimensionamento da sapata a explicação do que é uma fundação para se ter uma base do trabalho a seguir e do que vai ser abordado como tema principal ( sapata ), explicando como funciona esse tipo de fundação e diversos outros topícos referentes a este assunto.
Desenvolvimento
A fundação superficial é tambem chamada de rasa ou direta. É definida como: “elemento de fundação em que a carga é transmitida ao terreno pelas tensões distribuídas sob a base da fundação, e a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente à fundação é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.” Quanto ao dimensionamento, as fundações superficiais devem ser definidas por meio de dimensionamento geométrico e de calculo estrutural. Sapata é um elemento de fundação superficial, de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele resultantes sejam resistidas pelo emprego de armadura especialmente disposta para esse fim. Existem 3 tipos de sapatas a sapata isolada, a sapata corrida e a sapata associada. Sapata Isolada: transmite ações de um único pilar, que pode estar centrado ou excêntrico; pode ser retangular, quadrada, circular, etc... Sapata corrida: “Sapata sujeita à ação de uma carga distribuída linearmente ou de pilares ao longo de um mesmo alinhamento.” Sapata associada: é a sapata comum a mais de um pilar, sendo também chamada sapata combinada ou conjunta. Transmitem ações de dois ou mais pilares e é utilizada como alternativa quando a distância entre duas ou mais sapatas