Sapais
Departamento de Química
Química de sedimentos em sapais:
Interação raízes das plantas e sedimentos
Trabalho realizado por: Mariana Martins
Nºmec:65287
2014/2015
Índice
Introdução ……………………………………………………………………………
2
Metais nos sedimentos e importância das plantas halófitas ………………......
3
Caso de estudo ……………………………………………………………………..
5
Resultados …………………………………………………………………………...
5
Discussão de resultados …………………………………………………………..
7
Conclusão ……………………………………………………………………………
9
Bibliografia …………………………………………………………………………..
9
1
Introdução
A importância vital dos sapais é reconhecida internacionalmente, de tal forma que foram recentemente incluídos na Diretiva Quadro da Água.
Os sapais localizados nos estuários recebem frequentemente contribuições elevadas de nutrientes assim como de matéria orgânica dissolvida e particulada.
As plantas do sapal retêm partículas em suspensão e metais de origem antropogénica transportados pelas marés.
Esta elevada entrada de nutrientes torna os sapais num dos ecossistemas mais produtivos do planeta. Em estuários com uma alta industrialização, a par desta entrada de nutrientes existe também uma elevada contribuição de metais pesados que se acumulam nos seus sedimentos.
Esta concentração elevada, tanto de nutrientes como metais pesados, torna os sapais não só importantes na biogeoquímica do estuário, mas também na manutenção do ciclo de metais.
Quando acumulados nos sedimentos, os metais podem ser adsorvidos pelos constituintes do sedimento, removidos pela raiz das plantas e translocados para os orgãos superiores. Com este processo, um novo ciclo é iniciado: as plantas removem os metais, translocam-nos, eventualmente declinam e morrem, removendo assim os metais dos sedimentos num novo processo de especiação com intervenção microbiótica. O estudo destes processos de fitorremediação natural é um tema de elevada importância e estes ecossistemas