sao paulo
OBJETIVO:
INTRODUÇÃO:
MATERIAIS E REAGENTES:
Bequer
Bureta
Balão volumétrico 2
Bastão de vidro
Espátula de metal
HCL
NaOH
Luvas
Papel absorvente
PROCEDIMENTO:
SOLUÇÃO 01 ÁCIDO HCL:
Na capela com o auxilio de uma proveta, mediu se 10,4 ml de HCL concentrado.
Após ter medido o HCL, colocou aproximadamente 10ml de água destilada em um balão volumétrico, pois não pode adicionar o HCL para depois adicionar água destilada,(pode ocasionar uma explosão, se for em grande quantidade). Por isso que se adiciona a água para depois adicionar a acido HCL.
Transfere a solução para um balão volumétrico, onde completa ate o menisco com água destilada, tampa e faz a homogeneização virando o balão três vezes.
SOLUÇÃO 02 BASE NaOH:
Pesou-se 5,0g de NaOH em um bequer de plástico limpo e seco, e dissolveu com água destilada mexendo com o auxilio de um bastão, após ter dissolvido colocou a solução em um balão volumétrico onde se completa ate o menisco com água destilada, tampa e faz a homogeneização virando o balão três vezes.
Colocou-se um pouco do ácido HCL na bureta para limpar e deixa escoar dentro de um bequer. Após feitos esse procedimento adiciona o acido na bureta até o menisco, pipetou 10 ml de base NaOH e colocou em um erlenmeyer e adicionou 5 gotas de fenolftaleína, para que a base ficasse na coloração cor de rosa, e foi adicionando o ácido HCL ate que a base ficasse incolor novamente, para esse resultado foi usado 10,5 ml da solução HCL.
Para saber se a experiência está correta, realizou o mesmo procedimento da experiência anterior, invertendo somente a ordem dos produtos.
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS:
CONCLUSÃO: