Santos Dumont
Paralelamente ao trabalho do Dr. Guttmann, nos EUA, por iniciativa de Benjamin Lipton, que naquela época desenvolvia programas de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, em associação com o Professor Thimothy Nugent, inicia-se, em 1946, o desenvolvimento do Basquete em Cadeira de Rodas.
Seguindo-se o trabalho do Dr. Guttman, em 28 de junho de 1948, ocorrem os primeiros Jogos de Stoke Mandeville – precursores das Paralimpíadas. Em 1950, Guttmann e Lipton/Nugent realizam o intercâmbio entre as suas intervenções. Assim, os Jogos de Stoke Mandeville passam a ter caráter internacional em 1957 e, em 1960, esses Jogos são realizados em Roma, no mesmo local dos Jogos Olímpicos, marcando a tão sonhada aproximação com o evento olímpico almejada por Guttmann – oportunidade em que o Papa João XXIII teria privativamente dito a Guttmann: “Tu és o Coubertin dos deficientes”, fazendo alusão ao Barão Pierre de Coubertin, o grande idealizador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna e que tiveram seu início em 1896.
Em 1972, os Jogos de Stoke Mandeville ocorrem em Heidelberg, Alemanha, sendo assinalada a primeira participação do Brasil e, após outras três edições dos Jogos, em 1988, é realizada a primeira Paralimpíada em Seul, Coréia do Sul, sendo que, desde então, as Paralimpíadas ocorrem sempre no mesmo local das Olimpíadas. O movimento paralímpico reforça-se ainda