Santos Dumont
AlBERTO Santos Dumont
Você sabe quem é o "pai da aviação"?
O pai da aviação é o inventor nascido em Minas Gerais chamado Alberto Santos Dumont. Desde criança ele observava os passarinhos para tentar entender como eles voavam.
A maior dúvida de Santos Dumont era: "Como os pássaros conseguem voar, se eles são mais pesados que o ar?". Seu pai notou o interesse de Santos Dumont pela aviação e o encaminhou para estudar na França. Após muitos vôos em aparelhos mais leves que o ar, como o balão, pelo céu de Paris, em 1906, ele tenta um fato inédito: voar com um aparelho mais pesado que o ar!
E ele conseguiu! Na França, uma multidão de curiosos vê seu primeiro avião, o 14-BIS, voar a mais de dois metros do solo, ao longo de sessenta metros. É a consagração definitiva. O mundo todo noticia esse fato.
Santos Dumont também inventou o relógio de pulso - uma forma que ele encontrou para controlar melhor o tempo de vôo. Nesta época em que Santos Dumont estudava uma maneira de voar, também foram inventados a lâmpada e o gravador de som, por Thomas Edison, nos Estados Unidos. Em Paris, os pioneiros da fotografia dão seus passos iniciais e os Irmãos Lumière apresentam os primeiros filmes de cinema que se conhece. Foi uma época marcada por novidades científicas!
Chuveiro de água quente:
O chalé 'A Encantada', a residência de verão de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, é um exemplo da inventividade de seu criador. Foi projetada pelo próprio aviador em 1918, como resultado de uma aposta com amigos, os quais achavam que ele não conseguiria construir uma casa naquele pequeno espaço de um terreno íngreme. Os três andares da casa estão repletos de ideias novas para a época, como o chuveiro de água quente, até então inédito no Brasil. O chuveiro era aquecido a álcool e funcionava com um balde perfurado e dividido ao meio, com entrada para água quente e fria e duas correntes de temperatura.