Santander
1.1 Denominação e forma de constituição.
1.2 Dados e fatos relevantes da origem da organização.
O Grupo Santander Banespa foi criado em 2001, após a reestruturação societária realizada no primeiro semestre do ano, envolvendo operações contábeis para transferência das ações doBanespa, de propriedade do Banco Santander central Hispano, para o Banco Santander S/A.
O Grupo é formado pelas empresas financeiras Banco Santander Central Hispano, com sede em Madri, Banespa, Banco Santander Meridional, Banco Santander Brasil e Banco Santander S/A (antigo Banco Bozano, Simonsen) até dezembro de 2002 a estrutura do Grupo Santander Banespa esteve simplificada e composta das empresas financeiras Santander Central Hispano, de Madri, Banco Santander Brasil, Banespa e Banco Meridional.
Para atingir essa estrutura o grupo Santander Banespa precisou dar passos leves e firmes, no setor bancário brasileiro e acreditar no País.
Em 1982, foi instalado o primeiro escritório de representação do Santander no Brasil e, nove anos depois, começaram as operações para o Santander Investment.
O processo de forte expansão dos negócios no Brasil foi iniciado em 1997, com a aquisição do Banco Geral do Comércio. Nos anos seguintes foram mais três aquisições, que fizeram o Grupo ganhar posição entre os maiores players do setor. Em 1998, foi comprado o Banco Noroeste, em janeiro de 2000 foi anunciada a aquisição do Conglomerado Financeiro Meridional, - formado pelos Bancos Meridional e Bozano, Simonsen – e, em novembro do mesmo ano, o Santander comprou o controle do Banco do Estado de São Paulo – Banespa.
Em junho de 2001, o Grupo Santander Banespa tinha ativos totais de R$ 62.192 bilhões – é o terceiro maior grupo financeiro privado no País, por esse critério - e patrimônio líquido de R$ 4.685 bilhões.
SANTANDER CENTRAL HISPANO: Conquista através dos séculos.
O Santander Central Hispano foi construído a partir de uma série de fusões no sistema
bancário