sant
O nome dado é "bateria" porque é formada por várias pilhas independentes, interligadas entre si em série/paralelo. Na verdade, são 6 pilhas AAA reunidas em um único invólucro. Como cada pilha AAA tem 1,5V, o resultado é um conjunto com 9V (6 x 1,5V).
Existem três tipos de bateria: Níquel Cádmo (Ni-Cd), Níquel Metal-Hidreto (Ni-MH) e Lítio.
NiCd (Nickel Cadmium)
As baterias de Níquel Cádmio são as que mais sofrem com o famigerado "efeito memória". Toda pilha/bateria só deveria ser recarregada quando totalmente esgotada (carga = 0%). Como 10 em 10 usuários não tomam esse tipo de cuidado, os compostos químicos da pilha se "lembram" da última posição em que foram recarregados e, quando ocorrer nova recarga, não se carreregam totalmente. Quando isso ocorre, a pilha deixa de ser carregada totalmente, mas seus compostos dão um falso sinal de que a carga está completa. Na prática, se uma pilha Ni-Cd nova costuma durar 5 dias e o usuário costuma recarregá-la sempre no 4 dia, a pilha "se lembra" (efeito memória) disso e passa a durar apenas 4 dias. A partir daí, o usuário a recarrega a cada 3 dias, e após algum tempo a pilha passa a durar apenas 3 dias, e o usuário passa a recarregá-la a cada 2 dias.
O efeito memória acontece quando resíduos de carga na pilha induzem a formação de pequenos blocos de cádmio, internamente, em um processo irreversível e que só piora com o tempo. A melhor maneira de evitar o problema é não fazer recargas quando a bateria está parcialmente descarregada. É melhor esperar até a pilha "ficar fraca" e você não conseguir mais utilizá-la em seu aparelho para então recarregá-la.
As pilhas NiCd estão cada vez mais em desuso, pois além do efeito memória, de terem menor capacidade e menor tempo de vida útil, esse tipo de bateria é muito poluente, já que o cádmio é um elemento químico altamente tóxico e prejudicial ao meio ambiente.
NiMH (Nickel-Metal Hydride)
É a tecnologia mais usada atualmente. Em relação ao NiCd,