SANT IVO ALLA SAPIENZA TRABALHO
Coordenação do Curso de Graduação
SANT'IVO ALLA SAPIENZA
Várzea Grande-MT
Agosto/2015
Alunos: Aline Araújo
Alisson Andrade
Sant'Ivo alla sapienza de
Francesco Borromini, uma
Arquitetura barroca italiana.
O Trabalho apresentado à disciplina “Teoria e história de arquitetura e urbanismo II” cujo tema Sant'Ivo alla sapienza do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário - UNIVAG, como requisito para aprovação da disciplina.
Profª. Daniela Nazário Barden
INTRODUÇÃO Esse trabalho trata se da arquitetura da igreja de San Ivo na antiga universidade da Sapiencia, em Roma. A Arquitetura de Borromini como História de Formas Significativas, o considerando como possuidor de um “esprit de systéme”; isto significa aunar uma época caraterizada pela diversidade e a liberdade de eleição que davam uma base sistemática de criação. Para entender à obra como forma significante, cuja configuração física e espacial simboliza estádios históricos, tomaremos a teoria de Borromini como forjador de um método sistemático de desenho espacial, Esperamos que este trabalho possa nos fazer entender à obra de arquitetura como objeto produto tanto de uma visão cosmológica como de necessidades de um usuário geral inserto em uma realidade histórica particular.
A arquitetura da igreja
Sant’Ivo alla Sapienza
Sant'Ivo alla Sapienza ou Igreja de Santo Ivo em La Sapienza é uma igreja de Roma, Itália, construída entre 1642 á 1660 pelo arquiteto Francesco Borromini e é considerada uma das obras primas do barroco romano. A igreja está localizada na rua Corso del Rinascimento numero 40, atualmente a igreja abriga em seu commplexo o Arquivo Municipal.
No século XIV havia uma capela no local para servir o palácio da Universidade de Roma conhecida como La Sapienza e dedicada a