Sangue
O sangue humano é constituído por um líquido amarelado, o plasma, e por três tipos de células, chamadas de glóbulos sanguíneos ou elementos figurados do sangue: hemácias (células vermelhas), leucócitos (células brancas) e plaquetas (trombócitos).
O plasma é constituído de água (cerca de 92%), sais minerais, diversas substâncias que são transportadas pelo sangue e proteínas.
Há quatro grupos principais de proteínas:
*Albuminas — utilizadas pelo organismo para manter a pressão osmótica do sangue (pressão que faz retornar ao sangue a água que sai dos vasos e banha as células) e para transportar ácidos graxos e hormônios;
*Globulinas — formam os anticorpos que combatem organismos invasores;
*Fibrinogênio — trabalha no processo de coagulação do sangue, formando uma malha fibrosa que prende as células sanguíneas e produz um coágulo que detém possíveis hemorragias.
*Lipoproteínas — transportam lipídeos e colesterol.
1.1 HEMÁCIAS
As hemácias, também chamadas glóbulos vermelhos ou eritrócitos, são células especializadas no transporte de oxigênio. Elas são produzidas no interior dos ossos, a partir de células da medula óssea vermelha denominadas eritroblastos.
Em cada milímetro cúbico de sangue existem cerca de 4,5 milhões de glóbulos vermelhos, na mulher, e cerca de 5 a 5,5 milhões no homem. O número maior de hemácias no homem pode ser atribuído à sua maior massa muscular, que exige um maior consumo de oxigênio.Em todo o sangue, circulam cerca de 30 trilhões de hemácias.
Enquanto nos invertebrados o oxigênio é transportado por pigmentos dissolvidos no plasma, nos vertebrados o pigmento – hemoglobina– está concentrado na hemácia, que possui uma forma muito bem adaptada ao transporte de oxigênio: em vez de esférica, como a maioria das células, ela tem a forma de um disco circular e bicôncavo, achatado no centro.Essa forma aumenta a superfície de contato da hemácia com os gases a serem transportados, tornando mais rápido sua absorção e