Sangue
Através da coleta de sangue podemos descobrir varias doenças, ele é uma modalidade do tecido conjuntivo.
O sangue tem a função de defesa, respiração, nutrição, excreção, etc. os constituintes do sangue são a parte liquida que se divide em: água, componentes orgânicos (ureia, creatinina, carboidratos, lipídios, proteínas) inorgânicos (eletrólitos); e elementos figurados que são as hemácias, leucócitos (neutrófilos, linfócitos, basófilos, monócitos) e plaquetas.
Os tubos vermelhos não contêm anticoagulantes, em quanto que os azuis (citrato de sódio) e os roxos (EDTA) contêm. Os anticoagulantes servem para impedir que o sangue coagule, portanto na parte liquida teremos proteínas de coagulação e nesse caso chamaremos de PLASMA, sem os anticoagulantes essas proteínas são usadas na coagulação, portanto na parte liquida não as encontramos assim chamamos de SORO.
Teremos então nos tubos azul e roxo sangue total e plasma e no vermelho coagulo e soro.
Na centrifuga colocamos o capilar com o sangue para que os elementos se separem é importante lembrar que os tubos devem ser equilibrados e eles devem ter aproximadamente o mesmo peso, para que o sangue não venha a sair do capilar e se espalhar pela centrifuga. Cada fase da centrifuga vale 500 rotações por minuto (RPM) deixando 10 min. Na fase 5 (2500 RPM) já temos a divisão do sangue total e plasma.
O hematócrito é a medida da proporção das hemácias no sangue, examinamos através dele, por exemplo, anemias e desidratações. Podemos medir o volume de todo o liquido por uma tabela específica, ou através de uma simples régua medindo o volume de todo o liquido e o volume de sangue total fazendo uma regra de três.