Saneamento
Poluição é um termo que com o passar do tempo vem sendo muito utilizado. Não só a poluição do ar que é freqüente, e também o aquecimento global. Porém a poluição dos ambientes aquáticos vem sendo bastante comum, sendo que a água é o bem maior, fonte de vida. Uma definição resumida para o termo poluição da água é: ‘Poluição da água é a contaminação de corpos de água por elementos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos e plantas, assim como a atividade humana. O resultado da contaminação traduz-se como água poluída. ’ (Wikipédia).
Neste milênio, apresenta o grande desafio de evitar a falta de água. Um estudo recente da revista Science (julho de 2000) mostrou que aproximadamente dois bilhões de habitantes enfrentam a falta de água no mundo. Em breve poderá faltar água para irrigação em diversos países, principalmente nos mais pobres. Os continentes mais atingidos pela falta de água são: África, Ásia Central e o Oriente Médio.
A poluição da água é um problema global, que afecta transversalmente países ricos e pobres, sendo os mais afectados os países subdesenvolvidos.
Os quatro tipos de contaminantes tóxicos podem ser nos sistemas públicos de abastecimento de água são:
• Contaminantes naturais de uma água que esteve em contato com formação mineral venenosas;
• Contaminantes naturais de uma água na qual se desenvolveram determinadas colônias de microorganismos venenosos;
• Contaminantes introduzidos na água em virtude de certas obras hidráulicas defeituosas (principalmente tubos metálicos) ou de práticas inadequadas no tratamento da água;
• Contaminantes introduzidos nos cursos de água por certos dejetos industriais.
1. Problemas no Brasil
Uma definição bem completa para a palavra poluição é: ‘O termo poluição é usado quando o ritmo vital e natural em uma área ou mais da biosfera é quebrado, afetando