Saneamento
CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CCT
DEPARTAMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL
CURSO: TECNOLOGO DA CONSTRUÇÃO CIVIL – EDIFICIOS
EXERCÍCIO DE SANEAMENTO BÁSICO
ALUNO: Ranilson Moreira Nascimento
Juazeiro do Norte, 11 de março de 2013.
1. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) para cada R$ 1,00 investido em saneamento básico economiza-se R$ 4,00 em medicina curativa. Nesse sentido, descreva as principais relações entre saneamento básico e qualidade de vida da população do ponto de vista da saúde, do trabalho e da economia. É possível estabelecer relação direta ou indireta dos índices econômicos dos municípios com o índice de cobertura dos serviços de saneamento nesse mesmo município?
R: O saneamento básico está intrinsecamente ligado à saúde populacional pois é constatado, segundo a OMS, que cerca de 25 milhões de pessoas morrem por ano no mundo por causa de doenças que são transmitidas pela contaminação da água, como cólera e diarreias, tornando assim um problema de saúde pública, comprometendo os cofres públicos, por causa das necessidades de proporcionar uma saúde de qualidade aos habitantes. Com relação aos fatores econômicos a má qualidade da água prejudica serviços como irrigação, ramo que necessita de água em abundância e livre de resíduos; indústrias em todos os seus ramos, necessitam da água seja para uso interno, ou nos processos de produção como o ramo de bebidas e alimentos. Tendo em vista esses aspectos verifica-se, que uma cidade bem organizada economicamente e financeiramente, tende a ter um saneamento básico mais evoluído.
2. Os usos da água estão associados com os requisitos de qualidade. Dessa forma, a água para consumo humano, por exemplo, tem maiores exigência quanto aos aspectos de qualidade que para irrigação. Assim, considerando os diferentes requisitos de qualidade da água e a figura abaixo apresente os usos possíveis para a água relacionando com os