Saneamento
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CAMPUS - ITAITUBA
CURSO TÉCNICO EM SANEAMENTO :
DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL APLICADOS AO SANEAMENTO.
TURMA: TS-2º Ano e TS-9 -3º Ano
Professor: FRANCISCO JOSÉ F. RENDEIRO.
_______________________________________________________________
1ª AULA:
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL PARA SANEAMENTO: Agregados (areia, brita, aglomerantes (Cal, cimento), ferro de construção, tijolos, revestimento, madeira, materiais de cobertura
1.1. Materiais de construção:
É de grande utilidade o conhecimento dos principais materiais de construção dentro dos numerosos tipos e espécies existentes. Se for de fácil seleção, como areia, brita, tijolo, água, etc., não haver problema em sua aquisição. Todavia, se forem de difícil seleção, como material elétrico, louças, cimento, ferragens, etc., deverão apresentar marca reconhecidamente boa e serem adquiridos em casa comercial idônea.
1.2. Água:
Deverá ser limpa e clara, isenta de óleos, graxas, sal e materiais orgânicos. Poderá ser: de rio limpa, não barrenta; de bica; de chuva e de poço ou lagoa não salgada.
A água a ser utilizada na preparação de argamassa e concreto deve ser a estritamente necessária, pois quando em excesso, ao evaporar-se deixa cavidades que são prejudiciais e, quando insuficiente, prejudica a pega.
Em princípio, toda água que serve para beber serve para fazer concreto, mas nem toda água que serve para fazer concreto serve para beber.
Águas suspeitas que contenham alguma forma de açúcar dissolvido ou com presença de sulfatos (sais de enxofre) não podem ser empregados no concreto.
Utilizar água potável é o mais indicado e mais seguro.
A qualidade do concreto está diretamente relacionada com o fator Água / Cimento (A/C).
1.3. Areia:
Deverá ser isenta de sal, óleos, graxas, materiais orgânicos e barro. Podem-se usar areias de rio e de