Saneamento, dimensionamento
SANEAMENTO AMBIENTAL I
Trabalho I: Seminário
Curitiba 2012
Atividade de contextualização
O problema original trata do dimensionamento de uma rede de distribuição de água, desde a captação até a rede de distribuição, nele foi considerado um alcance da obra para 10 anos, compreedendo os setores 1 e 2 sendo o setor 1 a área rural e o setor 2 a área urbana. Tendo em vista um novo estudo de viabilidade, segundo pedido pelo trabalho acadêmico, apresentaremos aqui os resultados para os exercícios propostos, considerando um alcance da obra de 16 anos para o setor 2.
Questão 1:
Cálculo do consumo efetivo per capita, considerando a mesma vazão de outorga([pic]) para o rio de 25,77L/s. E apresentação de medidas que garantam esse consumo efetivo.
O método de previsão para estimativa da população utilizado é o Geométrico, dado pela equação abaixo.
Substituindo os valores da população inicial Po = 10715 habitantes, considerando a taxa geométrica de crescimento λg = 3% a.a. e para o alcance de ΔT= 16 anos, temos:
[pic]
A vazão média do dia de maior consumo (Q1) e dado pela fórmula que segue, onde as perdas da Estação de Tratamento de Água (IETA) é de 3,0%.
[pic]
Usando o valor obtido de Q1 e sabendo que o coeficiente de variação do dia de maior consumo (k1) é 1,2, podemos calcular o consumo per capita total (qt) pela equação:
[pic]
Para o cálculo de qe, considerando as perdas na rede iguais as anteriores de de I=20%.
[pic]
Para manter a mesma vazão [pic] o consumo per capita efetivo para 16 anos deve ser 83.81L/(hab.dia). Algumas medidas propostas para a redução do consumo de água da rede de abastecimento são:
1) Incentivo a utilização das águas cínzas. 2) Campanha de conscientização do uso racional da água. 3) Vantagens para quem economizar água, por exemplo, algum tipo de desconto.