Saneamento Básico relacionado ao trabalho.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar físico, mental e social. De outra forma, pode-se dizer que saneamento caracteriza o conjunto de medidas sociais e econômicas que objetivam a Salubridade Ambiental.
O Saneamento Básico é indispensável para a manutenção da saúde humana. A implantação dos sistemas públicos de abastecimento de água, esgotamento sanitário e armazenamento adequado do lixo é de grande eficácia para a melhoria na saúde e condições de vida de uma população. Esses sistemas públicos, por sua vez, seriam: O controle e prevenção de doenças, promoção de hábitos higiênicos, desenvolvimento de esportes, melhoria da limpeza pública, manutenção de praças e jardins, etc.
Trabalho
Trabalho é o conjunto de atividades humanas, remuneradas ou não, de caráter produtivo e criativo, que mediante o uso de técnicas instrumentos, materiais ou informações disponíveis, permite obter, produzir ou emprestar certos bens, produtos ou serviços. Nessa atividade, a pessoa despende energias, habilidades, conhecimentos e outros recursos, e obtém algum tipo de compensação material, psicológica e/ou social. Segundo Karl Marx, “Acima de tudo, o trabalho é um processo entre o homem e a natureza, um processo em que o homem, por sua própria ação, media, regula e controla seu metabolismo com a natureza. (...) Ao atuar, por meio desse movimento, sobre a natureza externa a ele e ao modificá-la, ele modifica, ao mesmo tempo, sua própria natureza”.
Já que o homem ao mudar a natureza externa, muda sua própria natureza, vemos que essa mudança está sendo prejudicial. Visto que as mudanças externas estão sendo absurdamente desequilibradas e errôneas, gerando uma degradação na saúde dos seres habitantes da natureza externa. Este desequilíbrio vem por meio da poluição, e este, por sua vez, vem pelo processo do homem em realizar o