Saneamento ambiental
Saneamento básico é a atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo das águas pluviais, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo do resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando a saúde das comunidades.
b) Sistema Unitário de Esgotamento;
Consiste na coleta de águas pluviais, dos esgotos domésticos em um único coletor.
c) Sistema Separador Absoluto.
Neste sistema, o esgoto doméstico fica completamente separados da água pluvial.
d) Sistema de Esgotos Sanitários;
É a construção de um conjunto estrutural que compreende canalizações coletoras funcionando por gravidade, unidades de tratamento e de recalque quando imprescindíveis, obras de transporte e de lançamento final, além de uma série de órgãos acessórios indispensáveis para que o sistema funcione e seja operado com eficiência.
e) Objetivos Sanitários, Econômicos e Sociais.
Como objetivos sanitários destacam-se a coleta e remoção rápida e segura das águas residuárias;o tratamento dos resíduos, quando necessário;a disposição sanitária nos corpos receptores e a eliminação da poluição do solo.
Como objetivos econômicos destacam-se a implantação e desenvolvimento das indústrias;conservação de recursos hídricos;conservação de vias públicas, preservação do trânsito proteção dos terrenos;valorização das terras e propriedades.
Como objetivos sócias destacam-se a eliminação dos aspectos ofensivos aos sentidos (estética e odores);drenagem dos terrenos;prevenção de desconforto e acidentes (chuvas intensas);uso dos cursos de água para recreação e esportes aquáticos.
3- Quais as principais dificuldades para implantação de sistemas unitários de esgotamento?
No dimensionamento do sistema devem ser previstas as precipitações máximas com período de recorrência geralmente entre cinco e dez anos, implicando em grandes estruturas; apresenta custo de implantação elevado e