SANDRa
TRABALHO DE GEOGRAFIA
NOME:SARA CORRÊA, JÚLIA CECILIA E MARIA EDUARDA
SERIE: 9º ANO 2
PROFESSORA:SANDRA
TEMA: SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL
ÍNDICE
Introdução
Desenvolvimento
Saúde pública
Saúde coletiva
Medicina social
História da saúde pública no Brasil
No campo fora dos hospitais
Da revolta da vacina ao ministério da saúde
Leitos desassistidos
CarÊncia
Porque o paciente do sus recorre a justiça
PORQUE FALTAM RECURSOS PARA A SAÚDE PÚBLICA
NÍVEL DA SAÚDE NO BRASIL
DESIGUldADE NA SAÚDE ATINGE MILHÕES DE BRASILEIROS
MEDICOS ESTRANGEIROS NO PAÍS
CONCLUSÃO
ANEXOS
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
*saúde pública
A Saúde Pública é viabilizada através da ação do Estado.
O conceito clássico de Saúde Pública define o termo como a arte e a ciência de prevenir doenças, prolongarem a vida, possibilitar a saúde e a eficiência física e mental através do esforço organizado da comunidade. Isto envolve uma série de medidas adequadas para o desenvolvimento de uma estrutura social capaz de proporcionar a todos os indivíduos de uma sociedade a condição de saúde necessária. Esta definição é utilizada também pela Organização Mundial de Saúde, o principal órgão internacional que visa à manutenção do bem-estar físico, psíquico e social.
A ação do Estado é central na promoção da Saúde Pública. É ele que a organiza de acordo com suas questões sociais e políticas fazendo aplicar os serviços médicos na organização do sistema de saúde. A Saúde Pública visa combater os fatores condicionantes da propagação de doenças, ou seja, tenta manter um controle das incidências nas populações por meio de ações de vigilância e de investigações governamentais.
A Saúde Pública no Brasil passa por personagens importantes como Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, mas também por instituições de destaque como o Instituto Vital Brasil, Butantã ou Adolfo Lutz. Estas entidades de pesquisa e aprimoramento do combate às doenças são referenciais no que se refere à saúde