San giovanni in laterano (roma)
ANO: 1736
LOCAL: Praça Giovanni Paolo II, Roma http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b3/Facade_San_Giovanni_in_Laterano_2006-09-07.jpg
HISTÓRICO DA OBRA:
A Basílica de San Giovanni in Laterano, em Roma, está localizada na parte sul da colina Celio, sobre as propriedades que na época pertenciam à família imperial de Latrão e que foram roubados por Nero após o cônsul Plautius Latrão fazer um atentado contra sua vida durante uma conspiração.
Depois de várias pequenas alterações dos imperadores Marco Aurélio e Septímio Severo, cerca de 313 d.C. nessa área foi construída por ordem de Constantino, uma basílica de cinco naves, dedicada a Cristo Salvador, dado como um presente para o Papa, na Basílica de San Giovanni in Laterano, depois de ter sido o local do primeiro conselho de Melchiade contra os donatistas, sofreu depredações de Alaric e os vândalos de Genserico. Desde 440 AD, a estrutura passou por várias restaurações e intervenções de trabalho de Leão o Grande, Hilary, Sergio Adrian I e II, no entanto, devido ao terremoto de 896 AC, a igreja foi quase completamente destruída.
Mesmo depois disso, San Giovanni in Laterano foi afetado por catástrofes naturais, como incêndios de 1308 e 1361, e os terremotos de 1349 ou das depredações dos invasores como o exército de Ladislau da Hungria em 1413. Vários Papas voltaram a restaurar e melhorar a magnificência da basílica, como fizeram em tempos diferentes Urbano V, Gregório IX e Martin V. Quando tinha passado mais de 1300 anos após o lançamento da primeira pedra, por causa das estruturas de suporte de carga estática, tornou-se necessário completar a reconstrução que Inocêncio X decidiu dar a Francesco Borromini.
Os fachada com cinco passagens caracterizadas por 15 estátuas grandiosas de Cristo rodeado por Santos é um projeto de Alessandro Galilei em 1734, o que, segundo alguns, era o preferido de Luigi Vanvitelli pelo Papa Clemente XII às origens comuns