Samuel Huntington
Samuel Huntington:
Samuel P. Huntington (Nova Iorque, 18 de abril de 1927 — Martha’sVineyard, 24 de dezembro de 2008) foi um controvertido economista estadunidense, muito influente nos círculos politicamente mais conservadores 1 .
Tornou-se conhecido por sua análise do relacionamento entre os militares e o poder civil, por suas investigações acerca dos golpes de estado e, principalmente, por sua polêmica teoria do choque de civilizações, inspirada pelo historiador e filósofo polonês FeliksKoneczny, segundo a qual os principais atores políticos do século XXI seriam civilizações e não os estados nacionais, e as principais fontes de conflitos após a guerra fria, não seriam astensões ideológicas mas as religiosas.
O conceito do choque de civilizações apareceu pela primeira vez em um artigo publicado em1993 na revista ForeignAffairs. Posteriormente, Huntington ampliou sua tese no livro "O choque de civilizações", publicado em 1996 e traduzido em mais de 39 idiomas.
Samuel Huntington foi autor, co-autor e editor de 17 livros e mais de 90 artigos acadêmicos sobre seus principais temas de trabalho. Mais recentemente, analisou as ameaças que aimigração representa para os Estados Unidos.
Huntington graduou-se pela Yale University e obteve um doutorado daHarvardUniversity, onde lecionou até 2007. Nos anos 1960, tornou-se um acadêmico destacado ao publicar PoliticalOrder in ChangingSocieties, uma obra que desafia a visão convencional dos teóricos da modernizaçãode que a economia e o progresso social produziriam democracias estáveis em países recentemente descolonizados. Como consultor do presidenteLyndon Johnson, publicou, em 1968, um influente artigo no qual justificou o pesado bombardeio das áreas rurais do Vietnã do Sul como forma de impelir os defensores dos Vietcong para as cidades.
Resumo da obra
(O CHOQUE DAS CIVILIZAÇÕES E A MUDANÇA NA ORDEM MUNDIAL)
Samuel Huntington, um dos grandes especialistas em ciência política do Ocidente,