sambo
O Sambô (em Russo:Cамбо) é uma arte marcial moderna originariamente desenvolvida na União Soviética e reconhecida como esporte pela URSS desde 1938.
SAMBÔ é um anagrama de "CAMозащита Без Oружия" (SAMozashchita Bez Oruzhiya), que em tradução livre pode significar "autodefesa sem armas". O praticante de Sambô é denominado samboca.
SAMBO é uma arte marcial hibrida de origem russa, que já existia muito antes de artes marciais mistas (MMA). Possui quase todos os movimentos que se possa imaginar e técnicas englobando todas as distâncias de combate: punhos, cotovelos, joelhos, pernas, quedas, projeções, raspagens, estrangulamentos, chaves e todos os tipos de submissões.
SAMBO (em sua versão esportiva) é uma das quatro principais formas de Wrestling amador competitivo praticadas hoje, juntamente com a luta Greco-Romana, estilo livre de luta (luta olímpica) e Judô. É governado mundialmente pela FIAS e no Brasil pela CBAS, Confederação Brasileira Amadora de SAMBO
O Sambô originou-se da junção de técnicas de autodefesa criadas por Vasili Oshchepkov (1892-1937) e Viktor Spiridonov (1881-1943).
O estilo proposto por Spiridonov, um notório pesquisador de lutas, possuía raízes na luta Greco-Romana, luta livre, lutas eslavas, Aiki-jiu-jitsu japonês, Kurash uzbeque, Khapsagay mongol e diversas lutas marciais chinesas. Spiridonov foi o primeiro a desenvolver técnicas relacionadas ao Sambô
Anatoly Kharlampiev (1906-1979), aluno de Oshchepkov, aprimorou o estilo proposto pelo mestre, compilando ainda as técnicas de Spiridinov. Foi também o responsável pelo reconhecimento da arte marcial junto ao comitê de esportes da URSS. Por suas contribuições técnicas e políticas, é reconhecido, por vezes, como criador do Sambo contemporâneo. Entretanto, não há um consenso universal sobre a existência de um criador único do Sambô.
Versões do sambo
Embora tenha sido concebido como um sistema único, existem basicamente
3 versões de Sambô:
• Sambô Esportivo - em termos