Salvador dalí - persistência da memória
Persistência da Memória
Autor: Salvador Dalí
Quadro: A Persistência da Memória
Trabalho realizado por: Tatiana Lourenço
Escola Básica com JI de Ribamar
Persistência da Memória
Disciplina: História
Docente: Profª Maria dos Anjos
Trabalho realizado por: Tatiana Lourenço
Nº: 12 Tª: 9ºB
Data: 28/11/2012
Índice Escola Básica com JI de Ribamar 1 Introdução 3 Biografia do Artista 4 Corrente Artística 5 Análise 6 Conclusão 7 Bibliografia 8
Introdução
Neste trabalho vou apresentar alguns dados biográficos de Salvador Dalí e analisar uma das suas obras, A Persistência da Memória, que é uma obra surrealista e um dos mais famosos quadros do pintor. Este quadro tão pequeno mostra que o pintor mostra uma preocupação com o tempo e a memória.
Decidi estudar o Salvador Dali porque conhecia o seu trabalho a um nível mínimo, gostava de expandir o conhecimento que tenho dele e penso que o seu trabalho artístico era impressionante.
Biografia do Artista
Salvador Dali foi um importante pintor catalão, conhecido pelas suas obras surrealistas, que chamavam a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, como nos sonhos, com excelente qualidade plástica.
Nasceu no dia 11 de maio de 1904, na cidade de Figueres (Catalunha-Espanha). Salvador Dalí demonstrou paixão e interesse pelas artes plásticas, desde pequeno. Em 1921, entrou para a Escola de Belas Artes de São Fernando, de Madrid, mas, em 1926, foi expulso dizendo que ninguém era suficientemente competente para o avaliar.
Em 1929, Salvador Dali foi para Paris, e, na ocasião, conheceu Pablo Picasso, artista que influenciou a sua produção artística. Em 1930, começou a fazer parte do movimento artístico conhecido como surrealismo.
A década de 1930 foi um período de grande produção artística de Dali. O artista representava imagens do quotidiano com formas inesperadas e surpreendentes. O seu estilo artístico foi marcado por cores vivas,