salvador dali
O nome Salvador é o mesmo que tivera um seu irmão que morreu prematuramnete poucos anos antes do seu nascimento. Assim os seus pais deram doses de afeto suplementares, que contribuíram para a sua personalidade egocêntrica e extravagante; porém também se via a si mesmo como um fantasma do seu irmão falecido, familiarizando-se desde muito cedo com a ideia obcessiva da morte, um dos temas que o influenciará em toda a sua obra.
Dalí começa na pintura aos dez anos quando conhece a obra de um amigo de família Ramón Pitxot, mostrando uma habilidade insólita para quem é apenas uma criança.Cinco anos depois intercala na sua temática paisagens de Ampurdan com quadros cubistas ou inspirados no classicismo mediterrânico do Picasso dos anos vinte mas sempre com o cuidado pelo rigoroso pormenor do desenho que caracterizam toda a sua carreira.
Dalí frequentou a Escola de Desenho Federal, onde iniciou a sua educação artística formal. Em 1917 o pai de Dalí organizou uma exposição dos desenhos a carvão do filho na sua casa de família. A sua primeira exposição pública ocorreu no Teatro Municipal em Figueres em 1919.
Em fevereiro de 1921, a sua mãe morreu de cancro da mama. Dalí, então com dezesseis anos de idade, disse depois da morte da sua mãe: "foi o maior golpe que eu havia experimentado em minha vida. Eu adorava-a… eu não podia resignar-me a perda de um ser com quem eu contei para tornar invisíveis as inevitáveis manchas da minha alma"
Dalí foi influenciado pelos mestres do Renascimento. O seu trabalho mais conhecido, “A Persistência da Memória”, foi concluído em 1931. Salvador Dalí teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura, e fotografia. Ele colaborou com a Walt Disney no curta de animação Destino, que foi lançado em 2003 e, ao lado de Alfred Hitchcock, no filme Spellbound. Também foi autor de poemas dentro da mesma linha surrealista.
A Persistência da Memória 1931
Soft self-portrait 1920
Auto-Retrato Cusbista,
1926
5