A MENTE PAGINAS 15 60
Atualmente, compreende-se que o funcionamento mental não se reduz à dimensão cognitiva, à produção racional, abstrata dos conhecimentos. Compreende-se que a mente humana implicava também a emoção, os sentimentos, a afetividade, a ação. A mente é um sistema que integra os processos cognitivos e também os processos emocionais e conativos. Mas importa acentuar que a mente não é uma coleção de processos, um somatório de dimensões psicológicas autónomas. É uma manifestação total de processos dinâmicos que interagem constantemente de forma complexa: os processos mentais implicam-se mutuamente de forma integrada.
Os processos cognitivos estão relacionados com o saber, com o conhecimento, reportam-se à criação, transformação e utilização da informação do meio interior e exterior; os processos emotivos estão relacionados com o sentir, são estados vividos pelo sujeito caracterizados pela subjetividade, correspondem a vivências de prazer e desprazer e à interpretação das relações que temos com as pessoas, objetos e ideias; os processos conativos estão relacionados com o fazer, expressam-se em ações, comportamentos, correspondem à dimensão intencional da vida psíquica. 2 Define cognição.
A cognição consiste no conhecimento humano e animal sob diferentes formas: percepção, aprendizagem, memória, consciência, atenção, inteligência. É o conjunto de mecanismos pelos quais um organismo adquire informação , a trata, a conserva, e a explora. Designa também o produto mental destes mecanismos , quer seja encarado de um modo generalizado